Aprenda como escolher a matéria da 2ª fase da OAB

Tempo de leitura: 4 minutos

Como escolher a matéria da 2ª fase da OAB, professora?

Esta é uma das perguntas que eu mais recebo dos alunos! Se você vai prestar o XXIV Exame da OAB a hora de pensar na segunda fase é agora!

No momento da INSCRIÇÃO você deverá escolher a área que vai realizar a segunda fase (prova prático-profissional) e a publicação do edital está prevista para o dia 19/09/2017.

Veja o cronograma:

  • Banca Examinadora: FGV
  • Publicação do edital –  19/09/2017
  • Inscrições – 19/09/2017 a 29/09/2017                          
  • Prova objetiva (1ª FASE) – 19/11/2017
  • Prova prático-profissional (2ª FASE) -21/01/2018

Então, vamos aprender como escolher a matéria da 2ª fase da OAB? 

Você deverá optar por uma entre as 7 áreas: Direito Civil, Direito Penal, Direito Empresarial, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito do Trabalho e Direito Tributário.

Sempre vejo os meus alunos perdidos com relação à escolha da melhor área para garantir a aprovação! Então vou te ajudar com algumas perguntas:

  1. Qual matéria você tem afinidade hoje?

  2. Qual matéria você teve mais afinidade e boas notas durante a faculdade?

  3. Você teve alguma experiência profissional durante a faculdade? Qual?

Refletir sobre essas questões e responder cada uma delas vai ajudar você a descobrir a sua melhor área!

Não caia em conselhos de amigos no sentido de que, por exemplo, Direito do Trabalho é uma área mais fácil. Você gosta de estudar Direito do Trabalho e Processual do Trabalho? Já teve alguma experiência prática na área trabalhista? Aí sim vale a pena escolher esta área.

Quando prestei o Exame de Ordem, apesar de gostar de Direito Constitucional e Administrativo desde aquela época, nos 2 últimos anos da faculdade eu fazia estágio em um escritório de advocacia na área trabalhista, o que foi determinante para a minha opção (e aprovação, rs) por Direito do Trabalho.

Outro grande erro cometido pelos alunos é escolher a área de acordo com o número de peças. Por conta disso, muitos alunos tendem a evitar escolher Direito Civil em razão da extensão da disciplina e do grande número peças processuais possíveis.

Para quem já foi reprovado na 2ª fase… É recomendável mudar de área?

como-escolher-materia-da-2a-fase-da-oabSe você já foi reprovado uma ou algumas vezes na prova prático-profissional é importante que você faça o seu exercício de autoconhecimento a partir das 3 perguntas que listei acima!

Pense: a sua dificuldade ou reprovação tem alguma relação com a área escolhida? Você escolheu uma matéria que não domina ou que nunca teve uma experiência prática? Você optou por uma matéria em razão do reduzido número de peças processuais, mas não tem afinidade com a área?

Considero recomendável a alteração de área apenas se você identificou que o erro foi, de fato, a área escolhida.

Área com maior aprovação no Exame de Ordem

A FGV Projetos formulou um relatório – Exame de Ordem em Números –  contendo a análise dos dados estatísticos do II ao X Exames da OAB Unificados. Segundo o relatório, a área jurídica que apresenta um maior índice de aproveitamento é Direito Constitucional.

Você deve estar se perguntando…então devo escolher Direito Constitucional? Não! Apenas deverá escolher esta matéria se você respondeu às perguntas acima e identificou que esta é a disciplina que você mais domina ou se teve alguma experiência profissional nesta área.

A prova da segunda fase de Direito Constitucional é uma prova técnica e costuma exigir dos examinandos conhecimento teóricos, normativos (normas constitucionais e infraconstitucionais) e da jurisprudência predominante, sobretudo do Supremo Tribunal Federal.

analise-oab_direito-constitucionalAlguns temas são recorrentes nesta prova prático-profissional, a exemplo de Controle de Constitucionalidade e Processo Legislativo.

Se você quer saber mais sobre como a FGV elabora a prova da segunda fase em Direito Constitucional, confira a nossa análise para o portal Qconcursos.com

>> Análise da 2ª fase do XX Exame de Ordem << 

 O que falta para você ser aprovado no XXIV Exame da OAB?

Como estudar para OAB

OAB DE ELITE

Liberei por alguns dias um presente especial para ajudar você na sua preparação para a OAB! Clique e assista >> 3 PASSOS PARA APROVAÇÃO NA OAB  +  EDITAL ESQUEMATIZADO <<

Agora se você quer um direcionamento nos seus estudos e quer aprender a sentar para estudar com mais concentração, organização e tranquilidade para a OAB, economizando o seu tempo de preparação para a aprovação, recomendo o Treinamento OAB DE ELITE, um curso personalizado para você! Últimas 5 vagas!

Para assistir ao vídeo que explica tudo sobre o curso, basta clicar neste link aqui ou clique na imagem acima.

Compartilhe também este artigo com seus amigos e me ajude a ajudar o maior número de pessoas a aprender a estudar para a OAB com método!

Conto com você 🙂

 

Coaching OAB DE ELITE: sessão inaugural dia 14/09/2017  

Conheça o programa que irá colocar o seu nome na lista dos aprovados! Venha integrar a elite da OAB. O único programa que te prepara para a aprovação com uma Coach, Professora e Mentora.

Últimas vagas, início imediato! Clique e inscreva-se  >> OAB DE ELITE <<

1 comentário

  1. Carolina

    Olá!
    Estou com grande dificuldade para escolher a área para minha 2ª Fase.
    1) Sempre fui bem em Direito Civil
    2) Estagiei três anos em Processo Civil
    Porém fiquei distante do Direito por três anos, de modo que não trabalho com Processo Civil desde antes da entrada em vigor do Novo CPC, e acumulei para o último semestre da faculdade as materias Direito Civil VII, VIII e X, de modo que ainda nao tive materias importantes, como Direitos Reais e Sucessões.
    Sendo assim, o que seria indicado para que eu possa escolher a área em que prestarei a prova da 2ª fase da OAB?
    Obrigada!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *