Como gostar de uma matéria que te dá pânico: 5 dicas simples!

Tempo de leitura: 2 minutos

Como gostar de uma matéria que te dá pânico a partir de 5 dicas simples?! Neste artigo você vai entender como enfrentar aquela disciplina que você adia o estudo toda vez que planeja estudá-la!

Pois é, todo mundo tem uma matéria que dá pânico – e se você não tem, ainda vai ter.

Confira abaixo as nossas dicas organizadas no INFOGRÁFICO publicado pelo Jornal Folha Dirigida.

Para ajudar os candidatos que estão se preparando para o concurso do TRF2 concedi uma entrevista para a Folha Dirigida abordando este tema. Leia a matéria completa da Folha Dirigida aqui.

Então, como gostar de uma matéria?

Não se culpe, o erro pode não estar em você!

As dificuldades com uma determinada disciplina são resultado de alguma experiência negativa envolvendo a matéria ou o próprio professor que a ensina.

O processo de aprendizado depende de um envolvimento com o conteúdo para gerar interesse. Se você não se interessar pelo tema não vai conseguir aprender.

Aprenda a gostar de uma discplina

Para reverter essa situação, não há outro jeito: faça as pazes com a disciplina! Só aprendendo a gostar da matéria que você vai conseguir APRENDER.

Sei que parece difícil, mas vou te ajudar com algumas estratégias:

  • Procure desenvolver uma postura ativa de estudante. É importante que o estudo não seja passivo,  ou seja, não fique restrito a videoaulas ou leitura de livros ou materiais. Produza seu próprio material enquanto estuda, fazendo resumos objetivos, esquemas, mapas mentais, quadros comparativos ou resolvendo questões de provas anteriores.
  • Outra técnica para gerar curiosidade e envolvimento com a disciplina é fazer perguntas e procurar as respostas no material de estudo.
  • Para enfrentar o péssimo hábito de ficar adiando o estudo, sugiro que você aloque esta matéria logo no primeiro bloco de estudos do dia. Por exemplo, se você tem dificuldades para aprender Direito Constitucional, deve estudá-la logo quando iniciar os estudos.
  • Outras dica é a escolha de um bom professor! Isso pode gerar a empatia necessária, facilitando a assimilação do conteúdo.
  • Na maioria dos concursos públicos, o aluno precisa ter uma boa nota em todas as matérias. Por isso, enfrente as suas dificuldades e encare-as como um DESAFIO! Estabelecer metas de rendimento em relação à matéria da qual você não gosta é um método eficiente para estudar com prazer e parar de procrastinar.

INFOGRÁFICO – 5 DICAS SIMPLES!

Conta aí ! Qual disciplina lhe causa arrepios?

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *