• Estudar para concursos públicos: por onde começar?

    • 22/08/2017
    • Posted By : admin
    • 1 Comment
    • como estudar para concursos públicos concurfriends concurso público concursos públicos estudar certo para concursos estudar para concurso público online estudar pra concurso o que e como estudar para concursos públicos o que estudar para concurso público por onde começar a estudar pra concurso rotina de estudos concurso

    É normal se sentir perdido ao tomar a decisão de começar a estudar para concursos públicos. Por isso, decidi escrever esse artigo para te ajudar no início dessa jornada! Fique comigo até o final porque vou propor um desafio a você para transformar o seu estudo! 😉

    Estima-se que por ano, em média, cerca 10 de milhões de pessoas estejam se preparando para um concurso público. Com as taxas de desemprego altíssimas e um cenário político instável, a carreira pública tem sido cada vez mais procurada como uma a saída para ganhar estabilidade, segurança e crescimento profissional.

    Recentemente, fui convidada pelo maior Jornal de concursos do Brasil, o Folha Dirigida, para uma entrevista sobre esse assunto no programa Conexão Concurso. Confira:

    Se você prefere as dicas em texto, aqui estão elas. Vamos começar!

    Como começar a estudar para concursos públicos

    1 – Primeiros passos

    perguntas-para-fazer-antes-de-começar-a-estudar-para-concursos-públicos

    Ao iniciar sua preparação para concursos, descubra o que eu chamo de ” o grande porquê”. Faça uma autoavaliação e mergulhe em um processo de autoconhecimento. Inicie com algumas perguntas importantes:

    “Por que eu quero estudar para concurso público?” 

    “Esse objetivo é meu ou de outra pessoa?”

    “Qual carreira quero seguir?”

    “Que tipo de trabalho faz sentido para eu ser feliz?”

    “De qual maneira eu gosto de ajudar as pessoas? “

    É extremamente importante que esse porquê venha de você, pois é isso o que vai determinar se você vai estudar uma hora a mais, dormir uma uma hora a menos e acordar mais cedo pronto para começar novamente! 😄

    Ter um motivo forte e bem definido ajuda você a enfrentar os desafios, a rotina árdua e diária de estudos, as eventuais reprovações e, ainda assim, ter motivos para continuar seguindo em frente.

    Outro erro muito comum dos candidatos iniciantes é sair fazendo todos concursos que aparecem, mesmo sendo de carreiras diferentes (fiscais, administrativas, policiais, judiciais…) e isso acaba atrapalhando a sua preparação.

    São comuns casos de pessoas que estudaram muito durante anos para serem aprovadas e, quando finalmente alcançaram o tão sonhado cargo, descobriram que não era nada daquilo que elas queriam além da remuneração.

    É fundamental que você faça uma avaliação prévia de qual carreira pretende seguir, já considerando fatores importantes como o tipo da atividade a ser realizada, rotina diária no ambiente de trabalho, remuneração, etc.

    2-  Crie uma rotina de estudos

    rotina-para-estudar-para-concurso-público

    Nessa etapa, o planejamento e o hábito de estudar são as suas principais ferramentas para manter a motivação inicial.

    Atire a primeira pedra: quem nunca viu o edital dos sonhos ser autorizado e quis começar estudando 8 horas por dia, 7 dias por semana? 🙈🙈

    A empolgação inicial dura pouco e, diante das primeiras dificuldades, você vai perdendo a motivação para continuar. É normal. O nosso cérebro não gosta de coisas difíceis.

    Estudar para concursos públicos não é uma tarefa fácil. Exige comprometimento, disciplina, foco, concentração, entre outras competências. Por isso, desenvolver o hábito correto de estudar é tão importante para manter os olhos na aprovação e não se deixar vencer pelas dificuldades diárias.

    Se você quer saber mais sobre esse assunto, sugiro a leitura dos meus artigos O segredo para começar a estudarComo ter disciplina para estudar depois de um certo tempo.

    Tenha em mente que:

    Mais importante que a velocidade é a direção

    O que eu quero dizer com isso?

    Que você precisa começar devagar, mas saber para onde está indo!

    Imagine que você vá disputar uma corrida de 10km e que nunca tenha corrido antes. Se você começar o treino com a corrida, é bem provável que após alguns minutos você já esteja cansado e não aguente mais!

    É preciso começar com uma leve caminhada e ir aumentando paulatinamente o ritmo até chegar a corrida. Depois é hora de estabelecer as metas: correr 1km, 2, 3… até conseguir correr 10 km. Além disso, você precisa treinar também o seu tempo de corrida se quiser ser o vencedor.

    Estudar para concurso público funciona do mesmo jeito. Você precisa começar devagar, estabelecer pequenas metas diárias de conteúdo e tempo de estudo. Depois disso, foque em manter o ritmo e em ir crescendo ao longo do tempo.

    3- Estude da maneira correta

    técnicas-para-estudar-para-concursos-públicos

    Grande parte dos concurseiros perdem anos de preparação porque não sabem como estudar. Existe uma diferença entre ter um contato inicial com a matéria e aprendê-la de fato.

    Nosso aprendizado funciona com um ciclo de três etapas:

    1- O primeiro momento é o contato inicial com o assunto. Por exemplo: assistir uma videoaula, a leitura de um PDF ou livro… mas, isso não é suficiente. Você precisa aprender.

    2- O estudo ativo é a segunda etapa do ciclo. É aquele que o sujeito realiza uma ação, ou seja, escreve, faz um mapa mental, um esquema, responde as questões…

    Assistir a uma série de vídeos no YouTube ou na plataforma online do seu cursinho de nada vai adiantar se você não colocar aquele conhecimento em ação.

    Para começar a ter um estudo ativo, recomendo a leitura dos meus artigos sobre as melhores técnicas de estudocomo estudar por mapas mentais.

    3- O terceiro e último momento desse ciclo é o de fixação. Ele envolve dois processos: revisão e sono. Eu sempre digo:

    Não troque uma noite de sono por uma noite de estudos.

    Uma boa noite de sono é essencial para assimilar aquilo que você aprendeu, pois é nesse momento que é feito o processamento pelo cérebro das informações que você recebeu durante o dia.

    Não adianta estabelecer metas de páginas, de conteúdo, se você não assimilar corretamente aquilo que você estudou. Sugiro que experimente tirar 20 minutos antes de dormir para revisar a matéria estudada no dia.

    Curtiu? Essas foram as minhas dicas de hoje! Para recapitular tudo o que falamos aqui, quero encerrar esse artigo propondo a você um desafio.

    4- Coloque em prática!

    1- Faça as perguntas. Tenha clareza do seu objetivo antes de começar a estudar para concursos públicos.

    2- Crie uma rotina de estudos. Estabeleça metas diárias, comece devagar e vá aumentando o ritmo aos poucos.

    3- Estude corretamente. Respeite o ciclo de aprendizado: depois do contato inicial com a matéria, realize um estudo ativo e revise os assuntos estudados diariamente!

    Então, vamos juntos?

    Gostou? Compartilhe também com os seus amigos que estão precisando de uma força para começar a estudar!

    ____________________________________________________

    Se mesmo com essas dicas você ainda sente dificuldade para estudar para concursos públicos, eu posso ajudar você!

    O trabalho de coaching/acompanhamento nos estudos vai ajudar você a se organizar, a estudar certo, com concentração e motivação, acelerando a aprovação!

    Quer saber mais? Entre em contato comigo pelo  📲WhastApp (32) 99985-2223 e me siga nas redes sociais:

    Facebook: /professoraliziamedina
    Instagram: /liziamedina
    YouTube: Lízia Medina

    Os 3 passos para a aprovação na OAB, mesmo com pouco tempo para estudar
    Treinamento-OAB-de-Elite-768x619

    AULA ONLINE GRATUITA ​

1 Comment

  • Como ter disciplina para estudar e ser aprovado – Lízia Medina agosto 22, 2017 at 8:50 am

    […] Se você está em dúvida por onde começar, sugiro que leia esse artigo: Estudar para concursos públicos: por onde começar? […]

LEAVE COMMENT

Aula Grátis 3 passos para a aprovação na OAB

Categorias