Mapas mentais na prática

Tempo de leitura: 3 minutos

Como estudante de Direito e sempre em busca do método mais eficiente e rápido para estudar, comecei a acompanhar o blog e as dicas da Lízia, que é minha professora na faculdade e possui essa forma dinâmica de interagir com os alunos. Hoje, aproveitando essa oportunidade, quero falar pra vocês da minha técnica de estudo,  a técnica que deu certo pra mim nesses dois anos e meio em busca do método “ideal”: os mapas mentais.

É fato que ficar “preso” somente estudando por livros e caderno cansa ( ô se cansa!!!!!), por isso adotar técnicas e meios novos sempre é uma forma positiva de adquirir conhecimento, saindo da rotina e nos estimulando nessa área.

Como funcionam os mapas mentais?

1- Os mapas mentais são nada mais, nada menos que resumos. Massssss, são  resumos diferentes daqueles que estamos acostumados a fazer porque são feitos através de esquemas (utilizando quadros, setas, tópicos, etc) sendo, portanto, bem mais resumidos.

2- Outra técnica adotada são as cores. Escolhemos sempre duas ou mais, fica bonito visualmente e com isso chama a nossa atenção e ajuda na memorização.

mapas-mentais3- É uma forma mais clara e prática de conseguir aprender aquela matéria suuuper complicada ou com muito conteúdo.

4- Pura técnica de memorização, porque realmente são mapas das matérias, através dele nosso cérebro memoriza o esquema criado, e quando der aquele famoso “branco” na hora da  prova (aquele momento que da vontade de chorar e sair correndo, sabe?) é só concentrar…lembrar do seu mapa de estudo e a imagem dele vem imediatamente em sua cabeça!

De que forma os mapas mentais podem ajudar?

mapasmentaisPara fazer os mapas mentais é necessário ler toda a matéria que vai ser abordada, seja no caderno ou no livro. Com isso, você já estudou uma vez. O meu conselho é que durante essa leitura você utilize um marca texto e vá grifando as partes mais importantes.

Após essa etapa você começa a fazer seus mapas mentais, sempre em tópicos e utilizando setas ou quadros, então você está estudando pela segunda vez. E depois é só ler seus mapas quantas vezes você quiser e gabaritar as provas!!!!!

A parte mais interessante é que você vai ter esses resumos com você, aí é só separar todos em uma pasta, organizando por matérias, e quando chegar perto do Exame da OAB ou surgir aquela dúvida  você tem um material para recorrer!

Quais são as dicas para elaborar um mapa mental?

1- Utilize sempre uma folha branca e sem linhas e, de preferência, faça com ela deitada na horizontal;

2- Escolha duas ou mais cores de caneta. Por exemplo, eu escolho duas cores para cada matéria;

3- Não deixe pra fazer no dia da prova, porque não da tempo e nem funciona;

4- Faça sempre em letra de forma;

5- Tente não ocupar mais de uma folha por tópico;

6- Não faça letra pequena, deixe de forma bem visível.

É isso, essa é minha dica pra vocês. Espero que ajude muito na hora de estudar e principalmente na hora da prova!!!

Nada melhor que uma dica dessas pra correr atrás do preju do semestre, né? Vamos que ainda dá tempo! E depois me conta porque eu quero saber se funcionou pra você também. 🙂

Márcia Faria Vizeu – Acadêmica do 5º Período de Direito

2 Comentários

  1. Kellen Christian França Martins Oliveira

    Professora, boa noite! Assisti ao periscope e estou me inscrevendo para receber o mapa mental , estou neste desafio de ser aprovada no Exame de Ordem pela segunda vez, agora com menos tempo para os estudos, pois estou com um recém nascido de 35 dias . Obrigada .

    Responder

    1. Querida, Kellen! Parabéns pelo seu bebezinho e pela força nos estudos neste momento tão delicado da sua vida! Enviarei o Mapa do Tempo juntamente com o Edital Vertical para a OAB, tudo bem?! Espero que sejam úteis nos seus estudos! Bjs

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *