• Saiba qual o maior erro na hora de estudar por questões

    • 31/08/2017
    • Posted By : admin
    • 4 Comments
    • Como estudar para a oab como estudar para concursos públicos como estudar por questões como estudar por questões comentadas concurso estudar apenas por questões estudar por questões estudar por questões concurso exame de ordem oab questões questões de concurso tática dos feras técnica de estudo

    Se você também comete esse ERRO, cuidado! Você pode estar perdendo todo o potencial do melhor método: estudar por questões. Quer saber qual é o erro e como estudar por questões? Vem comigo!

    Você é do tipo que faz uma bateria de questões e no final só confere a quantidade de acertos e erros? Ou só corrige aquelas que você erra?

    Eu tenho uma notícia para te dar: você está fazendo isso errado!

    Por que analisar questões?

    Identifiquei que a maioria dos alunos que acompanho e direciono os estudos resolvem questões da forma errada. Isso porque eles apenas medem seu desempenho por meio da quantidade de acertos e erros.

    Quantidade não é qualidade.

    Lembra dessa máxima? Ela também se aplica aqui.

    erro ao estudar por questões

    Ao estudar por questões, você precisa analisar o porquê daquela resposta estar certa ou errada! Analise todas as assertivas, justifique o motivo de estarem corretas ou não, item a item.

    Assim, você consegue aumentar o seu nível de compreensão e retenção dos assuntos estudados muito mais rápido. Além disso, com essa prática você se habitua ao estilo da banca organizadora, melhorando o seu preparo para a prova.

    Viu como não se trata apenas de acertar ou errar?

    Porque estudar por questões

    a) Estudar por questões potencializa o aprendizado dos detalhes

    Sabe todos aqueles detalhes que você não conseguiu captar durante o estudo da teoria? Agora é o momento de aprender! Uma das maiores vantagens de estudar por questões é justamente assimilar o conteúdo de maneira mais eficiente, exercitando aquilo que você estudou.

    A técnica de resolução de questões ou exercícios práticos é considerada a mais eficiente pela neurociência aplicada à aprendizagem. Até gravei um vídeo sobre isso, em razão da relevância do tema, confira:

    Agora você já está entendeu que é muito melhor ver como o tema estudado funciona na prática, não é mesmo? Ao tomar essa atitude seu estudo ficará mais dinâmico, rápido e interessante!

    b) Estudar por questões direciona os seus estudos

    As questões direcionam os seus estudos para provas e concursos públicos!  Isso porque você começa a identificar os padrões de como aquele assunto é cobrado pela banca e, consequentemente, o que mais cai, tornando o seu estudo mais prático e produtivo.

    Tenha foco na sua banca, entretanto, não deixe de fazer questões de outras organizadoras, já que há uma tendência dos examinadores copiarem uns aos outros.

    Experimente adotar o hábito de grifar o trecho correspondente ao conteúdo da questão no seu PDF ou lei. Você vai ver como fica muito mais fácil identificar os assuntos mais cobrados adotando essa prática! Veja a dica abaixo que dei no meu Instagram sobre como estudar por questões e lei seca juntos (também serve para pdfs e livros):

    estudar por questões

    ➡Passo 1: Resolva questões sobre o assunto e identifique a resposta correta.
    ➡Passo 2: Vá para a lei ou pdf e grife o artigo/ trecho que responde a questão e sinalize a banca e o ano.

    Seguindo esses passos, você vai saber quais são os artigos/ temas mais cobrados e vai ficar muito mais fácil na hora de revisar ou montar seus esquemas/mapas mentais. Quanto mais questões você fizer, melhor e mais completo ficará esse mapeamento! 😉

    c) Domínio de exceções

    Não é novidade para ninguém que é das exceções que os examinadores gostam! Elas geralmente confundem o aluno e por isso são as preferidas no rol de assuntos exigidos.

    A boa notícia é que ao estudar por questões você vai saber exatamente em quais exceções deve concentrar os seus esforços, ficando menos vulnerável às pegadinhas da banca.

    Aqui a repetição será a sua melhor amiga na hora de assimilar o conteúdo. Faça muuuuuitas questões!

    Você pode fazer de duas formas: por sites de questões ou baixando as provas anteriores. Eu recomendo para os meus alunos o site  Q Concursos. tanto para resolver as questões online, quanto para baixar as provas anteriores.

    E aí, você também estava só contabilizando acertos x erros? Estudando só aquelas questões que errava? Escreva aqui embaixo se gostou das dicas desse artigo 😉 ⤵⤵

    Não é à toa que citei o método de questões no meu artigo As 2 Melhores Técnicas de Estudo . Quer saber qual é a outra? Não deixe de fazer essa leitura!

    Quer mais dicas como essa? Inscreva-se no meu canal do Youtube! Vídeos novos toda semana para acelerar a sua aprovação😉
    Me acompanhe também no Instagram e no Facebook.

    Os 3 passos para a aprovação na OAB, mesmo com pouco tempo para estudar
    Treinamento-OAB-de-Elite-768x619

    AULA ONLINE GRATUITA ​

4 Comments

  • Abraão Fernandes Nogueira agosto 31, 2017 at 11:51 am

    Muito bom o vídeo. Obrigado, professora.

  • PEDRO FELIPE GONCALVES DO NASCIMENTO at 11:51 am

    O mais engraçado é que a natureza toma seu curso naturalmente professora, ou seja, resolvi estudar por questões sozinho, na verdade me encontrei, e verifiquei q essa é a melhor técnica, sem dúvida!!!

    Obrigado pelos incentivos professora…

    • Lízia Medina at 11:51 am

      Fico muito feliz que tenha se encontrado, Pedro Felipe!!! Continue fazendo muitas questões.

      Abraços, Lízia

LEAVE COMMENT

Treinamento Gratuito

Aula Grátis 3 passos para a aprovação na OAB

Categorias