Se você também comete esse ERRO, cuidado! Você pode estar perdendo todo o potencial do melhor método: estudar por questões. Quer saber qual é o erro e como estudar por questões? Vem comigo!
Você é do tipo que faz uma bateria de questões e no final só confere a quantidade de acertos e erros? Ou só corrige aquelas que você erra?
Eu tenho uma notícia para te dar: você está fazendo isso errado!
Identifiquei que a maioria dos alunos que acompanho e direciono os estudos resolvem questões da forma errada. Isso porque eles apenas medem seu desempenho por meio da quantidade de acertos e erros.
Quantidade não é qualidade.
Lembra dessa máxima? Ela também se aplica aqui.
Ao estudar por questões, você precisa analisar o porquê daquela resposta estar certa ou errada! Analise todas as assertivas, justifique o motivo de estarem corretas ou não, item a item.
Assim, você consegue aumentar o seu nível de compreensão e retenção dos assuntos estudados muito mais rápido. Além disso, com essa prática você se habitua ao estilo da banca organizadora, melhorando o seu preparo para a prova.
Viu como não se trata apenas de acertar ou errar?
Sabe todos aqueles detalhes que você não conseguiu captar durante o estudo da teoria? Agora é o momento de aprender! Uma das maiores vantagens de estudar por questões é justamente assimilar o conteúdo de maneira mais eficiente, exercitando aquilo que você estudou.
A técnica de resolução de questões ou exercícios práticos é considerada a mais eficiente pela neurociência aplicada à aprendizagem. Até gravei um vídeo sobre isso, em razão da relevância do tema, confira:
Agora você já está entendeu que é muito melhor ver como o tema estudado funciona na prática, não é mesmo? Ao tomar essa atitude seu estudo ficará mais dinâmico, rápido e interessante!
As questões direcionam os seus estudos para provas e concursos públicos! Isso porque você começa a identificar os padrões de como aquele assunto é cobrado pela banca e, consequentemente, o que mais cai, tornando o seu estudo mais prático e produtivo.
Tenha foco na sua banca, entretanto, não deixe de fazer questões de outras organizadoras, já que há uma tendência dos examinadores copiarem uns aos outros.
Experimente adotar o hábito de grifar o trecho correspondente ao conteúdo da questão no seu PDF ou lei. Você vai ver como fica muito mais fácil identificar os assuntos mais cobrados adotando essa prática! Veja a dica abaixo que dei no meu Instagram sobre como estudar por questões e lei seca juntos (também serve para pdfs e livros):
➡Passo 1: Resolva questões sobre o assunto e identifique a resposta correta.
➡Passo 2: Vá para a lei ou pdf e grife o artigo/ trecho que responde a questão e sinalize a banca e o ano.
Seguindo esses passos, você vai saber quais são os artigos/ temas mais cobrados e vai ficar muito mais fácil na hora de revisar ou montar seus esquemas/mapas mentais. Quanto mais questões você fizer, melhor e mais completo ficará esse mapeamento! 😉
Não é novidade para ninguém que é das exceções que os examinadores gostam! Elas geralmente confundem o aluno e por isso são as preferidas no rol de assuntos exigidos.
A boa notícia é que ao estudar por questões você vai saber exatamente em quais exceções deve concentrar os seus esforços, ficando menos vulnerável às pegadinhas da banca.
Aqui a repetição será a sua melhor amiga na hora de assimilar o conteúdo. Faça muuuuuitas questões!
Você pode fazer de duas formas: por sites de questões ou baixando as provas anteriores. Eu recomendo para os meus alunos o site Q Concursos. tanto para resolver as questões online, quanto para baixar as provas anteriores.
E aí, você também estava só contabilizando acertos x erros? Estudando só aquelas questões que errava? Escreva aqui embaixo se gostou das dicas desse artigo 😉 ⤵⤵
Não é à toa que citei o método de questões no meu artigo As 2 Melhores Técnicas de Estudo . Quer saber qual é a outra? Não deixe de fazer essa leitura!
Quer mais dicas como essa? Inscreva-se no meu canal do Youtube! Vídeos novos toda semana para acelerar a sua aprovação😉
Me acompanhe também no Instagram e no Facebook.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
4 Comments
Abraão Fernandes Nogueira agosto 31, 2017 at 11:51 am
Muito bom o vídeo. Obrigado, professora.
Lízia Medina at 11:51 am
Agora é aplicar, Abraão! Abs
PEDRO FELIPE GONCALVES DO NASCIMENTO at 11:51 am
O mais engraçado é que a natureza toma seu curso naturalmente professora, ou seja, resolvi estudar por questões sozinho, na verdade me encontrei, e verifiquei q essa é a melhor técnica, sem dúvida!!!
Obrigado pelos incentivos professora…
Lízia Medina at 11:51 am
Fico muito feliz que tenha se encontrado, Pedro Felipe!!! Continue fazendo muitas questões.
Abraços, Lízia